Curso Hello - Naming - 03/09 a 22/10

Curso online e ao vivo criado para te teletransportar até o mundo insano da criação de nomes.

Já quero! Toma aqui o meu dinheiro! :D

Sobre o que é o curso Hello?

Muito além das famosas músicas de Adele e Lionel Richie, Hello é o curso ideal para quem está cansado de esperar que um nome apareça magicamente. Aqui, é tudo sobre colocar a mão na massa!

Neste curso, você mergulhará profundamente na visão e metodologia do Laboratório Feio para construir o Universo Verbal de uma marca. Nós te ajudaremos a encarar o naming como um jogo criativo e estratégico onde você dita as regras! Reunimos técnicas, processos, métodos e formas de pensar para acabar de vez com a ideia de que criar e validar nomes é uma treta sem limites.

São 15 encontros ao vivo, mais de 600 slides, mais de 60 horas de conteúdo prático, centenas de marcas analisadas, diversos materiais complementares, e um projeto final que te levará para o infinito e além. E tem mais: todas as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para você assistir quantas vezes quiser! 😉

Turma de Setembro

As aulas do Hello acontecerão de 03/09 a 22/10 [aulas de terças e quintas] das 19h às 22h.

Online
Aprenda online de qualquer lugar do mundo.
Ao Vivo
15 encontros intensos, mais de 60 horas de conteúdo.
Mãos na Massa
Aprenda na prática com atividades em grupo!
Certificado Híbrido
Obtenha o certificado de conclusão do curso.
Será que o Curso Hello é para mim?

Para todo mundo, literalmente.

Você planeja entender mais sobre o processo de construção de nome de marca e se tornar um[a] profissional diferenciado[a], independentemente da área de atuação? O Hello é para você.
Você deseja destravar a sua mentalidade criativa e estratégica para criar universos verbais mais subversivos? O Hello é para você.
Você quer mergulhar na metodologia e mentalidade do The Ugly Lab para resolver qualquer tipo de desafio? O Hello é para você.
O Hello é para você!

Nossas 4 Lentes de Aprendizagem:

1

Aprender Observando: A aprendizagem observacional é um componente da teoria de aprendizagem social. É um método importante que consiste em observar e modelar o comportamento, atitudes, crenças e expressões emocionais de outras pessoas. Defendemos que esse modo de aprender é a base para o fortalecimento da empatia.

2

Aprender Fazendo: A aprendizagem experiencial é um processo vanguardista que nos ajuda a aprender e desenvolver novas habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes por meio da reflexão ativa sobre experiências diretas. Enfatizamos a experimentação, participação e ação! É mão na massa, baby.

3

Aprender Questionando: A dialética socrática é um método normalmente utilizado para explorar conceitos mais complexos, abrir questões e problemas, descobrir suposições, analisar conceitos e provocar nossas equipes durante toda a jornada do projeto. Apoiamos o questionamento porque sabemos que ele é indispensável para iniciar e validar ideias.

4

Aprender Desaprendendo: Não é um conceito novo, mas, no meio desse caos da obrigação de saber tudo o tempo todo, nada melhor do que ser provocado a desaprender! Deixar tudo aquilo que acreditamos para buscar a transformação através de novas experiências, ampliação do repertório e distanciamento cada vez maior do comodismo.

Baixe o programa completo do curso!

Entenda mais sobre a sua jornada no curso Hello e tenha acesso às informações detalhadas do programa de certificação oficial do The Ugly Lab.
Download do programa do curso!

Quem vai te guiar?

Daniel Padilha

Hey! Tudo bem por aí? Sou o Daniel Padilha, atuo como professor e estrategista de marca para organizações inquietas e emergentes. Sou idealizador do The Ugly Lab – uma anomalia, uma falha na matrix, a união de mentes desajustadas ou apenas um laboratório de inovação e aprendizagem criado para olhar o mundo, os negócios e as pessoas com uma tensão diferente. Desenvolvo junto com uma galera muito foda novos métodos e ferramentas que fortalecem a autonomia profissional na hora de construir e gerir marcas.

Qual será a nossa jornada?

1° Dia
03/09

O quê? Por quê? Quando? O nosso ponto de partida do curso Hello será um bate-papo de alinhamento de expectativas, onde falaremos sobre toda a nossa jornada, ambiente de comunicação, links de acesso e liberaremos alguns materiais de suporte que vão nos ajudar por todo o curso! Ah! Teremos um momento de mão na massa beeeem legal! ;D

2° Dia
05/09
Hello! Nosso segundo encontro é um convite para o bate-papo sobre o panorama histórico das marcas e seus nomes através do tempo e sua relação com a sociedade. Faremos uma viagem de alinhamento por meio de conceitos que compõem e dão forma ao trabalho de construção e gestão de elementos verbais das marcas. Tópicos da Aula: As marcas no Mundo Pós-propósito; A origem das palavras vs. A origem dos nomes; Naming como disciplina do Branding e O Universo Verbal das Marcas.
3° Dia
10/09
Muuuito mais, mesmo! Nosso terceiro encontro desmistificará esse tal Universo Verbal das marcas. Mergulharemos nos principais elementos verbais que incorporam a estratégia da marca e ampliam a força do reconhecimento dos públicos de interesse. Tópicos da Aula: Sistema Verbal (Tom & Voz, Conceito & Práticas Verbais, Sistema de Nomenclatura e Acessibilidade Verbal); Manifesto da Marca & Storytelling; Dicionário de Marca & Nuvens de Vocabulário e Decifrando o Naming (A visão do Laboratório Feio).
4° Dia
12/09
WTF Day é o nosso encontro de mão na massa, além de tirar dúvidas mais profundas, recapitular algum tópico do conteúdo, alinhar as tarefas dos grupos de trabalho, você pode pedir um help! ;)
5° Dia
17/09
Mooo! Calma, aqui ninguém é gado! :) Nosso quinto encontro acabará com o papinho do nome perfeito. Partiremos para uma discussão calorosa sobre a mentalidade híbrida no processo de construção de nomes, onde desconstruiremos a lógica da criatividade em processos de ampliação de repertório e apresentaremos alternativas de como usar técnicas de investigação para fornecer visões mais aprimoradas. Tópicos da Aula: O fantasma do nome perfeito; Perfil Namer: A mentalidade híbrida; Metodologia (Métodos, Processos, Técnicas e Ferramentas) e A mentalidade da curiosidade e ampliação de repertório.
6° Dia
19/09
WTF Day é o nosso encontro de mão na massa, além de tirar dúvidas mais profundas, recapitular algum tópico do conteúdo, alinhar as tarefas dos grupos de trabalho, você pode pedir um help! ;)
7° Dia
24/09
E aí, Namer, belê? Nosso sétimo encontro trará um desafio e tanto para você! Aproveitaremos para iniciar a nossa imersão através do mercado nacional e internacional de Naming, bateremos um papo sobre Metodologias, Métodos, Processos, Técnicas, Ferramentas, Mentalidades e lógico, como recrutar uma equipe monstra para fazer bem feito! Ah! Apresentaremos o Briefing do nosso projeto, afinal, aqui é learning-by-doing. Tópicos da Aula: O cenário competitivo de Naming; Demanda de Serviços Verbais; Name Changes (Mudanças, Fusões e Adoções); Recrutamento do Dream Team e Um convite chamado TRETA.
8° Dia
26/09
Nosso oitavo encontro vai pegar fogo com Naming do começo ao fim! Apresentaremos a metodologia de Naming do The Ugly Lab priorizando o pensamento divergente-convergente. O bate-papo tem o objetivo de expor detalhadamente os primeiros passos para iniciar um projeto de construção nominativa: Enquadramento, Investigação e Diagnóstico. Tópicos da Aula: Naming by The Ugly Lab; Enquadrando um Desafio de Naming; Etapas da Investigação Nominativa e Diagnóstico Nominativo.
9° Dia
01/10
Oh, Yeah! Nosso nono encontro será um toró de nomes! Partiremos do entendimento e elaboração de Universos Conceituais, passando pela estruturação de painéis semânticos até a compreensão e utilização de 20 recursos linguísticos extremamente úteis para otimizar o seu arsenal de ideação e aplicar facilmente no dia seguinte! Tópicos da Aula: O processo de Ideação (Namestorming®); A construção de Painéis Semânticos e Universos Conceituais; Os métodos de criação nominativa (e os 20 Recursos Linguísticos) e Organização e Categorização.
10° Dia
03/10
WTF Day é o nosso encontro de mão na massa, além de tirar dúvidas mais profundas, recapitular algum tópico do conteúdo, alinhar as tarefas dos grupos de trabalho, você pode pedir um help! ;)
11° Dia
08/10
Agora o choro é livre. Nosso décimo primeiro encontro abre as portas da etapa de Validação Nominativa, exercitaremos a mentalidade do desapego criativo. Apresentaremos as nossas Lentes Nominativas que fazem parte da primeira etapa de triagem pós Namestorming (Long-list / Short-List) e iniciaremos a explicação dos métodos e ferramentas de validação estratégica, linguística e conceitual. Tópicos da Aula: A mentalidade do Desapego; As Lentes Nominativas (NominativeLENSES®) e Como usar métodos e ferramentas de validação estratégica, linguística e conceitual.
12° Dia
10/10
Em nosso décimo segundo encontro, exploraremos a validação dos nomes sobreviventes por três lentes especiais de checagem: LegalCheck® (Registro Legal e Domínios), ChaosCheck® (Significados pejorativos em outros idiomas e culturas) e TwinCheck® (Similaridade nominativa em diversos cenários). Exploraremos através de uma perspectiva mais humana, considerando as mudanças comportamentais e culturais. Tópicos da Aula: Visão geral das Lentes de Checagem (CheckLENSES®); Como usar a Lente: LegalCheck® (Legalidade; Como usar a Lente: ChaosCheck® (Fatalidade) e Como usar a Lente: TwinCheck® (Similaridade).
13° Dia
15/10
Nosso décimo terceiro encontro será focado na Matriz de Decisão Nominativa, uma ferramenta quantitativa e qualitativa para visualizar e selecionar os nomes mais adequados segundo o enquadramento do desafio do projeto. Você irá aprender a filtrar os nomes com maior força, impacto e adequação universal. Vamos aproveitar para apresentar alguns cases e abrir espaço para debater sobre narrativas de apresentações finais. Tópicos da Aula: Força, Impacto e Adequação Universal, DecisionMATRIX® (Matriz de Decisão de Nome de Marca); Cases, fuck yeah! e A construção de narrativas.
14° Dia
17/10
WTF Day é o nosso encontro de mão na massa, além de tirar dúvidas mais profundas, recapitular algum tópico do conteúdo, alinhar as tarefas dos grupos de trabalho, você pode pedir um help! ;)
15° Dia
22/10
Nosso último encontro será um pouquinho diferente! Faremos um super compilado de todo o conteúdo da nossa jornada e abriremos espaço para você apresentar o seu projeto f-o-d-a de conclusão do curso Hello.

Ficou com dúvidas?

O Hello é um curso 100% online e ao vivo oferecido pelo The Ugly Lab. Ele é focado no processo criativo e estratégico de naming, ou seja, a criação de nomes para marcas. O curso inclui 15 encontros online e ao vivo, totalizando 60 horas de conteúdo teórico-prático, e aborda diversas técnicas e ferramentas para desenvolver universos verbais de marcas.

O curso é indicado para qualquer pessoa interessada em entender o processo de construção de nomes de marca e se tornar um profissional com mais repertório estratégico e criativo. É especialmente importante para aqueles que desejam destravar a mentalidade criativa e estratégica, mergulhar na metodologia do The Ugly Lab e enfrentar qualquer tipo de desafio relacionado ao naming [e são muitos, hehe].

O The Ugly Lab utiliza quatro lentes de aprendizagem: aprender observando, aprender questionando, aprender fazendo e aprender desaprendendo. Essas abordagens combinam observação de comportamentos, questionamento de conceitos complexos, experimentação prática e a disposição para desaprender conceitos antigos para absorver novas experiências.

Alguns tópicos incluem a história das marcas e nomes, elementos verbais que compõem a estratégia da marca, técnicas de ideação como Namestorming®, métodos e ferramentas de validação de nomes, e a construção de uma mentalidade híbrida no processo criativo.

Sim, todas as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para os participantes assistirem quantas vezes quiserem. Isso permite que os alunos revisitem o conteúdo e reforcem o aprendizado ao longo do curso.

O Hello acontece de 3 de setembro de 2024 a 22 de outubro de 2024, com aulas realizadas às terças e quintas. Com início às 19h e conclusão às 22h30 [pode passar um pouquinho dependendo da vibe da turma].

Sim, ao concluir o curso e o projeto final [que chamamos gentilmente de Projeto Treta], os participantes receberão um certificado exclusivo de conclusão digital e impresso emitido pelo The Ugly Lab [e outras coisas mais, mas é segredo. Risos. ;)].

Sim, oferecemos descontos especiais para inscrições em grupo. Para grupos de três ou mais participantes da mesma empresa, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] para obter mais informações sobre os descontos disponíveis e garantir sua vaga com um preço mais bacaninha!

As inscrições podem ser feitas através do site oficial do The Ugly Lab. Você precisará preencher um formulário de inscrição e realizar o pagamento para garantir sua vaga no curso.

Fique por dentro de tudo sobre o curso e saiba antes de todo mundo

Inscreva-se