Ferramentas
Para aprender fazendo!
Todas as ferramentas
(10)
Vlw! :D Sua submissão [graw!] foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
Em sua 5ª edição, a nossa ferramenta 100% digital é fruto de muitos estudos, testes e observações.
Estratégia e Gestão
Paga
Digital
O Canvas da Plataforma de Marca é um método autoral do Laboratório, que foi criado para facilitar e agilizar o processo de desenvolvimento da linha estratégica de marcas. Ele foi elaborado a partir de diversos estudos teóricos e práticos, nacionais e internacionais.
A ferramenta conta com telas e explicações dos 7 grandes pilares que consideramos primordiais para a construção e gestão de marcas. Cada pilar conta com 2 telas, uma de imersão e outra de ideação, além de um conteúdo denso, explicativo e provocativo.
Então, separe um tempo para ler e se aprofundar no material. Além do conteúdo, deixamos telas de exemplos para que você possa compreender melhor como fazer o preenchimento dos Canvas.
O documento em PDF conta com explicação detalhada de como utilizar e desbravar todo o universo da estratégia de uma marca. Recomendamos a utilização de materiais de suporte, como canetas e post-its. O PDF que você está prestes a adquirir possui 49 páginas e foi criado em Preto e Branco para ser uma solução mais econômica e acessível. Recomendamos a impressão do Brand Platform Canvas no formato A2 e no papel Offset 90g. Formatos menores que este poderão dificultar a leitura e limitar a experiência da dinâmica.
A ferramenta conta com telas e explicações dos 7 grandes pilares que consideramos primordiais para a construção e gestão de marcas. Cada pilar conta com 2 telas, uma de imersão e outra de ideação, além de um conteúdo denso, explicativo e provocativo.
Então, separe um tempo para ler e se aprofundar no material. Além do conteúdo, deixamos telas de exemplos para que você possa compreender melhor como fazer o preenchimento dos Canvas.
O documento em PDF conta com explicação detalhada de como utilizar e desbravar todo o universo da estratégia de uma marca. Recomendamos a utilização de materiais de suporte, como canetas e post-its. O PDF que você está prestes a adquirir possui 49 páginas e foi criado em Preto e Branco para ser uma solução mais econômica e acessível. Recomendamos a impressão do Brand Platform Canvas no formato A2 e no papel Offset 90g. Formatos menores que este poderão dificultar a leitura e limitar a experiência da dinâmica.
Para estabelecer regras de conduta.
Estratégia e Gestão
Paga
Híbrida
Construa, identifique e resgate as regras de conduta, princípios e valores do seu projeto! Sendo o resultado de um estudo baseado na investigação da estratégia e narrativa institucional das 100 marcas mais valiosas do mundo, este guia de Valores de Marca apresenta os 9 pilares fundamentais para a construção do seu projeto.
São 90 cards de Valores para serem usados em dinâmicas de investigação, diagnóstico, ideação ou validação de regras de conduta para marcas.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. Vallo - ISBN: 978-65-00-24649-0
São 90 cards de Valores para serem usados em dinâmicas de investigação, diagnóstico, ideação ou validação de regras de conduta para marcas.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. Vallo - ISBN: 978-65-00-24649-0
Para potencializar o seu projeto.
Estratégia e Expressão
Paga
Híbrida
Identifique e mapeie as características que constroem a marca! Reconheça quais são os pontos fundamentais do seu desafio e encontre, através de estratégias fáceis e versáteis, como identificar e mapear características para construção de marca.
São 60 atributos repletos de conteúdo que auxiliam criativos e estrategistas na hora de identificar, definir ou redesenhar a personalidade de uma marca.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. I'mmo - ISBN: 978-65-00-24641-4
São 60 atributos repletos de conteúdo que auxiliam criativos e estrategistas na hora de identificar, definir ou redesenhar a personalidade de uma marca.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. I'mmo - ISBN: 978-65-00-24641-4
Para subverter o seu projeto.
Estratégia e Expressão
Paga
Híbrida
Uma extensão da I'mmo Edição Essencial com 60 atributos subversivos. Ela foi pensada para ressignificar termos que podem assumir, no senso comum, aspectos pejorativos, mas que, quando bem aplicados e estudados com atenção, entregam valor e conseguem demonstrar individualidade e força para os seus projetos.
Recomendamos que você adquira esta versão como complemento da I'mmo Edição Essencial. As provocações foram montadas para que seja possível observar as características sem maniqueísmos e percebendo como há potência a ser explorada.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. I'mmo - ISBN: 978-65-00-37783-5
Recomendamos que você adquira esta versão como complemento da I'mmo Edição Essencial. As provocações foram montadas para que seja possível observar as características sem maniqueísmos e percebendo como há potência a ser explorada.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. I'mmo - ISBN: 978-65-00-37783-5
A Bakka evolui, expandiu e agora conta com 120 arquétipos (60 da 1ª versão + 60 novos).
Estratégia e Gestão
Paga
Híbrida
Para quem ainda não conhece, a Bakka é a Primeira Ferramenta de Arquétipos do Brasil que tivemos a honra de criar e lançar em 2019. De lá para cá, muita coisa mudou e nós também. Por isso, resolvemos revisar e combinar os arquétipos já existentes, com isso surgiram novas opções arquetípicas. Assim, nasceu a Bakka 2.0 - Edição Expandida.
A ideia inicial desta segunda versão é que você e sua equipe consigam fazer combinações arquetípicas para gerar novos e únicos caminhos para projetos de humanização de marcas! Para essa criação, nos inspiramos no artista suíço e educador, Johannes Itten, conhecido por sua influência na escola de arte Bauhaus, na Alemanha. Ele era um artista multifacetado, trabalhando com pintura, desenho, escultura e design de interiores. Seu trabalho era influenciado pela teoria das cores, que ele estudou extensivamente ao longo de sua vida.
Já que o objetivo dessa versão da B.akka é encontrar combinações harmônicas, identificamos o projeto The Color Star como base estrutural da nova versão da ferramenta. The Color Star (A Estrela de Cor, em tradução livre) foi um projeto desenvolvido por Itten em 1921 durante seu tempo como professor. A Estrela de Cor é uma representação tridimensional do círculo cromático, onde cada cor é posicionada em um dos doze pontos da estrela, formando um padrão geométrico complexo. Itten acreditava que cada cor tinha uma personalidade distinta e que a combinação de cores poderia ter um impacto emocional poderoso nas pessoas.
Você terá em mãos 60 arquétipos da versão 1.0 + 60 arquétipos da versão 2.0. Somando 120 arquétipos, a B.akka 2.0 é a maior ferramenta de arquétipos já criada e com ela você poderá explorar e criar novas combinações e ideias!! ;)
Como em todas as nossas ferramentas, a Bakka 2.0 também contará com materiais de apoio digitais! o/
A ideia inicial desta segunda versão é que você e sua equipe consigam fazer combinações arquetípicas para gerar novos e únicos caminhos para projetos de humanização de marcas! Para essa criação, nos inspiramos no artista suíço e educador, Johannes Itten, conhecido por sua influência na escola de arte Bauhaus, na Alemanha. Ele era um artista multifacetado, trabalhando com pintura, desenho, escultura e design de interiores. Seu trabalho era influenciado pela teoria das cores, que ele estudou extensivamente ao longo de sua vida.
Já que o objetivo dessa versão da B.akka é encontrar combinações harmônicas, identificamos o projeto The Color Star como base estrutural da nova versão da ferramenta. The Color Star (A Estrela de Cor, em tradução livre) foi um projeto desenvolvido por Itten em 1921 durante seu tempo como professor. A Estrela de Cor é uma representação tridimensional do círculo cromático, onde cada cor é posicionada em um dos doze pontos da estrela, formando um padrão geométrico complexo. Itten acreditava que cada cor tinha uma personalidade distinta e que a combinação de cores poderia ter um impacto emocional poderoso nas pessoas.
Você terá em mãos 60 arquétipos da versão 1.0 + 60 arquétipos da versão 2.0. Somando 120 arquétipos, a B.akka 2.0 é a maior ferramenta de arquétipos já criada e com ela você poderá explorar e criar novas combinações e ideias!! ;)
Como em todas as nossas ferramentas, a Bakka 2.0 também contará com materiais de apoio digitais! o/
Para criar nomes incríveis.
Expressão
Paga
Híbrida
Ponha à prova o desafio de criar nomes! Armadilhas se apresentam no caminho quando não temos um processo validado com métodos de aplicação e técnicas de suporte, então, adicione no seu projeto de construção de nomes o baralho de 60 cards que estão divididos em 3 grandes tópicos - Métodos, Provocações e Recursos Linguísticos.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. Nammy - ISBN: 978-65-00-25449-5
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. Nammy - ISBN: 978-65-00-25449-5
Para ecoar a sua comunicação!
Expressão
Paga
Híbrida
Guie sua linha de conteúdo verbal - escrito e falado - em todos os pontos de contato! Com maneiras fáceis e lúdicas de mapear e estruturar Tons de Voz para a construção da expressão da sua marca, conte com 60 Tons repletos de conteúdos, dicas e exemplos de como criar diretrizes e práticas de uso.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. Ecco - ISBN: 978-65-00-23829-7
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. Ecco - ISBN: 978-65-00-23829-7
Para criar e validar personas de marca!
Estratégia e Gestão
Paga
Híbrida
ONNA é a maior ferramenta do The Ugly Lab! Ela apresenta recortes de grupos comportamentais, um ponto de partida para estudos e para a compreensão de grupos que estão em evidência no nosso momento presente.
Ok, The Ugly Lab, mas o que são Personas? Persona pode ser entendida como uma representação comportamental do possível público de interesse de uma marca. São inúmeras características agrupadas que ajudam profissionais na hora de tomar decisões estratégicas. São 330 cards para te ajudar na hora de identificar, construir e validar personas para a sua marca.
Grupos Comportamentais [90 cards]: Resultado da união de perfis comportamentais que ganharam força nos últimos 2 anos e que possuem características específicas que impulsionam o consumo mundial para os próximos 5 anos.
Necessidades Emergentes [60 cards]: Necessidades que estão surgindo, que embora não sejam tendências de consumo em si, estão moldando a direção de como as organizações precisam agir para ter algum tipo de impacto real na vida das pessoas.
Interesses [60 cards]: Todo ser humano consome e tem interesse por algo. Gostos e desgostos foram mapeados para te ajudar a construir personas com perfis de interesse.
Habilidades [60 cards]: Listamos 60 competências que têm evoluído com o passar do tempo e que serão foco de desenvolvimento nos próximos anos.
Cenários [60 cards]: Toda persona precisa estar inserida em algum ambiente. Listamos os 60 mais promissores cenários e suas variações inspiradas em 13 macrotemas.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. ONNA - ISBN: 978-65-00-45173-3
Grupos Comportamentais [90 cards]: Resultado da união de perfis comportamentais que ganharam força nos últimos 2 anos e que possuem características específicas que impulsionam o consumo mundial para os próximos 5 anos.
Necessidades Emergentes [60 cards]: Necessidades que estão surgindo, que embora não sejam tendências de consumo em si, estão moldando a direção de como as organizações precisam agir para ter algum tipo de impacto real na vida das pessoas.
Interesses [60 cards]: Todo ser humano consome e tem interesse por algo. Gostos e desgostos foram mapeados para te ajudar a construir personas com perfis de interesse.
Habilidades [60 cards]: Listamos 60 competências que têm evoluído com o passar do tempo e que serão foco de desenvolvimento nos próximos anos.
Cenários [60 cards]: Toda persona precisa estar inserida em algum ambiente. Listamos os 60 mais promissores cenários e suas variações inspiradas em 13 macrotemas.
Registro de Direito Autoral pela Câmara Brasileira do Livro. Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução ou transmissão de partes do material, através de quaisquer meios. ONNA - ISBN: 978-65-00-45173-3
Evolução através da aversão.
Estratégia e Gestão
Gratuita
Digital
O Daikirai, uma ferramenta gratuita subversiva de autodescoberta, convida você a mergulhar no desconforto de suas aversões para revelar os verdadeiros limites, padrões de comportamento, valores e oportunidades de crescimento que residem ali. É um chamado para confrontar, não para se esquivar; um convite para crescer, não para se acomodar. Ele foi desenvolvido para que você possa se entender e evoluir através da definição daquilo que você não gosta. Vindo na "contramão" do Ikigai (razão de viver), o Daikirai é para refletir e definir aquilo que faz nenhum sentido para você e sua vida.
Para validar ideias!
Estratégia e Gestão
Gratuita
Digital
A HolyShit 2.0 é uma ferramenta que aborda uma série de perguntas estruturadas para avaliar uma ideia em relação a diferentes aspectos, como alinhamento estratégico, impacto social, contextualização e gerenciamento de possíveis riscos.
A combinação de perguntas relacionadas à viabilidade e relevância, assim como o impacto e à probabilidade de problemas permite uma avaliação mais abrangente e ajuda a identificar potenciais desafios e falhas. Além disso, ao envolver stakeholders relevantes, como defensores da marca, equipes especializadas e possíveis públicos de interesse, você pode obter insights mais valiosos que ajudaram a aprimorar a ideia e evitar armadilhas.
A ferramenta é dividida em sete partes: Perguntas de Introdução, Análise de Viabilidade, Análise de Relevância, Análise de Impacto, Análise de Probabilidade, gráficos, além de uma seção adicional com perguntas de reflexão.
A combinação de perguntas relacionadas à viabilidade e relevância, assim como o impacto e à probabilidade de problemas permite uma avaliação mais abrangente e ajuda a identificar potenciais desafios e falhas. Além disso, ao envolver stakeholders relevantes, como defensores da marca, equipes especializadas e possíveis públicos de interesse, você pode obter insights mais valiosos que ajudaram a aprimorar a ideia e evitar armadilhas.
A ferramenta é dividida em sete partes: Perguntas de Introdução, Análise de Viabilidade, Análise de Relevância, Análise de Impacto, Análise de Probabilidade, gráficos, além de uma seção adicional com perguntas de reflexão.
Como são feitas?
A gente oferece diversas ferramentas para ajudar no mapeamento, brainstorming e união de pessoas em torno de vários temas como atributos de marca, valores de marca, personas, tons de voz, arquétipos, modelos de estratégia de marca e naming. Essas ferramentas foram desenvolvidas ao longo de 14 anos e são usadas mundialmente por organizações de diversos setores em aplicações que vão desde pequenas iniciativas até projetos monstruosos!
O processo criativo por trás das ferramentas do The Ugly Lab envolve a síntese de conhecimentos em cards, telas e matrizes temáticas que facilitam o diálogo e a colaboração. Eles se concentram em tornar complexidades gerenciáveis, transformando grandes ideias em componentes tangíveis para discussão e desenvolvimento em equipe.
Kits de Ferramentas
Tudão, mesmo! ;)
Todas as Ferramentas do TUL para criação e gestão de marcas incríveis!
Desde a parte estratégica, até a definição da identidade verbal e visual, esse é o kit certo para quem deseja ter ferramentas para todas as etapas de criação e gestão de marca.
Comunicar, unir e manifestar!
Para dar nome as coisas e criar comunicações memoráveis.
Nem só de logo e cores com significados se faz uma marca. Desde a escolha do nome, até o tom e a voz com que a empresa irá se comunicar, são muito importantes e precisam ser pensados com cuidado. Conheça o Kit Id. Verbal e crie conexões através de palavras.
Isso mesmo, uma chuva de atributos!
Autenticidade, verdade e humanidade, criam marcas realmente marcantes.
Algoritmos, dados, engajamento... mesmo com tantas métricas e tecnologia, uma coisa não mudou, as pessoas buscam conexões reais, duradouras e sinceras. Seja com pessoas ou com marcas, a autenticidade e humanização é o que cria conexão. Conheça o kit Atributos e defina os atributos certos para sua marca.