E fora do feed, tá tudo bem com a sua marca?

[Foto por EyeEm]

A gente vive em um tempo moldado pela performance, aqui não falamos apenas de relatórios, dados e indicadores de crescimento. Toda marca quer dar um show, ter os holofotes, ser irreverente, engajar o público… e bem, nem sempre isso faz sentido.

Performar em um primeiro momento parece simples. A parte difícil real/oficial é convencer e cativar, porque todo o trabalho se perde quando não conseguimos manter uma expressão coerente e reconhecível para além da performance. 

Aqui, o meme pode até soar antigo e, ainda assim, segue bem atual: e fora da internet, quem é sua marca?

O que diferencia uma marca não é a disposição e o planejamento para se comunicar como se fosse humana, é sua capacidade de sustentar essa humanidade nos bastidores, até porque uma marca não é só o que ela diz que é. É o que o outro sente, percebe, comenta. 

A personalidade entra aqui, como uma costura entre o que se acredita, o que se oferece e o que torna possível existir para além dessa promessa.

Se os valores são a base que sustenta decisões difíceis e motiva suas ações e comportamentos, a personalidade é o corpo que torna possível que esses valores se expressem e os atributos auxiliam no processo de colocar a personalidade em movimento. 

É algo que amplia a sua leitura de mundo e critério de expressão, funcionando como qualidades percebidas e atribuídas por todos que têm contato com a marca e, justamente por isso, são tensionados o tempo inteiro pelo contexto, pelas escolhas e pelas relações que essa marca constrói.

Falando de forma resumida, quando os atributos estão bem escolhidos e bem trabalhados, a marca fica decodificável em contextos diferentes.

Se é tudo tão fluido assim, como definir? A resposta talvez esteja em como se encara esse processo.


É exatamente aqui que a I’mmo entra.

A I’mmo foi criada para auxiliar no processo de colocar a expressão no cotidiano das decisões. A Edição Essencial organiza 60 atributos distribuídos em quatro polos arquetípicos: singularidade, liberdade, coletividade e regularidade. 

Cada card traz o atributo, seus associados e antagônicos, além de verbos/ações, para que a discussão avance para o comportamento: como essa marca fala, escolhe, nega, prioriza e corrige.

[Cards da ferramenta I’mmo Essencial – Atributos]


Na prática, isso significa trazer mais vocabulário para ciclos de planejamento, observar a linguagem da marca em cada ponto de contato e ajudar a construir um consenso sobre o que é ou não coerente com a identidade da marca. Serve para entender como a marca é percebida e também para decidir como ela vai se comunicar em diferentes cenários.

Agora, quando o que está em jogo é a contradição, o ruído, o desconforto, entra em cena a irmã rebelde da história: pode entrar, Immo Subversiva.

Se a Essencial dá nitidez, a Subversiva dá coragem. São mais 60 atributos que trabalham as zonas de tensão e os territórios de ambiguidade. É com ela que as marcas conseguem se aproximar do que têm de mais verdadeiro e menos polido, aquele lado que não foi criado para agradar [e, justamente por isso, fica na memória :3]. 

[Cards da ferramenta I’mmo Subversiva – Atributos]


Juntas, elas ajudam a criar uma expressão praticável, definida o suficiente para orientar escolhas difíceis e flexível o bastante para respirar em contextos diferentes.

Expressão é um gesto e também uma descoberta. A sociologia nos ensina que toda identidade é meio performática, a vida pública é cada vez mais teatral e a emoção, muitas vezes é capturada pelo mercado. 

Fugir disso não é a questão, o que importa é revelar o que sustenta a presença quando os holofotes se apagam.

Saber quem é sua marca [ou você mesmo] fora da internet, exige contexto, repertório  e observação para só assim, conseguir identificar os atributos que realçam a sua voz. 

Voltando lá no início, quando a pergunta for “e fora do feed, quem é sua marca?”, esperamos que possa responder que ela é cada dia mais humana, real e conectada com os valores que são sua base.

Se você precisa de um ponto de partida para esse entendimento, a boa notícia é que a I’mmo Essencial está de volta em sua versão 100% digital para auxiliar na transformação de reflexões em processo de descoberta.

Garanta a sua I’mmo – Edição Essencial na Lojinha Feia, com 8% OFF no mês de agosto/2025. Aproveite!