EdTechs: o futuro da educação?

Written by Bruna Lima: Estrategista de Marca e Nômade Digital. Trabalha com Branding e Marketing Digital desde 2016. Hoje, atua junto à uma rede de freelancers para prestar serviços de Branding, Social Media e Desenvolvimento de Websites.

Heey! ;D Tudo bem por aí?

O que vocês acham de juntar tecnologia e educação?

E não, não estamos falando apenas das aulas online ou cursos da Hotmart que você não aguenta mais fazer. A gente já entendeu que nada substitui a interação humana. Mas sim, do que você acharia se a tecnologia invadisse as salas de aula…

Créditos da imagem: @tarawinstead

Muito antes da pandemia já haviam debates sobre a efetividade do sistema escolar. Se pararmos para pensar, nosso modelo educacional foi criado para atender as demandas da Era Industrial. E convenhamos, não tem nada mais ultrapassado que isso.

As pessoas mudaram. E muito. As demandas do mercado também. Além disso, o acesso à informação já deixou de ser uma exclusividade da academia há muito tempo.

Segundo o Distrito EdTech Report 2020, “Estamos vivendo um momento de grandes transformações na educação em função das novas necessidades e ferramentas da era digital. Para além de uma transição tecnológica, trata-se de uma ebulição cultural com consequências muito significativas pela forma como ensinamos e aprendemos”.

AS EDTECHS

Nesse contexto, um setor que nos chamou a atenção foi o das EdTechs. As EdTechs são startups que oferecem soluções inovadoras e tecnológicas para a o ensino convencional e corporativo.

O Distrito EdTech Report 2020 aponta um crescimento contínuo desse setor, sendo que mais de 200 startups foram fundadas no período de 2012–2017.

Segundo o estudo, o setor pode ser dividido em 7 categorias, sendo elas:

– Conteúdo Educativo

Portais e serviços que fazem a curadoria e disseminam a produção de conteúdos educativos como livros, e-books, vídeos e outros.

Exemplo:

Créditos da imagem: 12 minutos

12 minutos

A plataforma 12 minutos seleciona, lê e sumariza os pontos mais importantes de livros de não ficção. O objetivo do app é fazer com que o usuário aprenda algo novo, todos os dias, em 12 minutos.

– Ferramentas para Instituições

Empresas que oferecem ferramentas de gestão e comunicação para instituições de ensino. Tecnologias para sala de aula. Ferramentas de data analytics para a educação.

Exemplo:

Créditos da imagem: Geekie

Geekie

A Geekie One é uma plataforma de educação completa e baseada em dados. Pela plataforma é possível acompanhar o andamento de cada aluno individualmente, identificando dificuldades específicas para o desenvolvimento integral de cada habilidade.

– Ensinos Específicos

Plataformas que oferecem soluções de ensino voltados a áreas de conhecimento específicas.

Exemplo:

Créditos da imagem: Alura

Alura

A Alura é uma plataforma de cursos online que oferece formações na área de tecnologia, como: programação, data sicence, ux design, etc.

– Financiamento do Ensino

Soluções que criam condições financeiras para democratizar o acesso à educação.

Exemplo:

Créditos da imagem: somosprofessores.org

Somosprofessores.org

somosprofessores.org é uma plataforma de crowdfunding específica para o financiamento de projetos educacionais de professores da rede pública.

– Foco no Estudante

Soluções que visam atender às necessidades particulares do aluno em sua jornada de aprendizado.

Exemplo:

Créditos da imagem: aBeelity

aBeelity

A aBeelity é a primeira plataforma que mapeia as habilidades socioemocionais de seus colaboradores, compara com os valores e a cultura da sua empresa, medindo a aderência dos profissionais à sua empresa, e então apresenta uma jornada que dará suporte para o aprimoramento das soft skills necessárias para aumentar o engajamento da equipe de maneira customizada.

– Plataformas para Educação

Soluções de sistemas em que outros negócios e instrutores podem construir suas soluções educacionais. Plataformas de cursos e aulas.

Créditos da imagem: Hotmart

Hotmart

A Hotmart oferece soluções para que empresas e experts criem um negócio de educação digital.

– Novas Formas de Ensino

Soluções que propõe inovações na maneira de se ensinar, trazendo a tecnologia ou metodologias como forma de melhorar a educação.

Essas empresas estão investindo em tecnologias como robótica, machine learning, gamificação, realidade virtual e aumentada, etc para auxiliar no processo de aprendizado.

Exemplo:

Créditos da imagem: Game Arkos

Game Arkos

O Game Arkos é um jogo de perguntas e respostas sobre mais de 7.000 livros para estudantes de todas as escolas do Brasil.

O MERDADO DAS EDTECHS

O mercado das EdTechs começou a se desenvolver no início do milénio, junto com a evolução e desenvolvimento da parte comercial da Internet.

Hoje, o setor já se estabeleceu como um dos mais promissores no mundo das startups, com um faturamento estimado de US$186 BI em 2020. A previsão é que esse faturamento chegue a US$404 BI até 2025. (Fonte: Holon IQ)

Créditos da imagem: @dar_alena

O FUTURO DA EDUCAÇÃO?

As EdTechs vieram para revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos, trazendo a tecnologia como aliada para o processo de aprendizagem.

Um dos principais diferenciais que o uso da tecnologia na educação traz é a criação de uma abordagem ativa de aprendizado, permitindo um ensino mais personalizado e individualizado, que entende as diferenças de cada aluno.

Além disso, a tecnologia nos permite explorar os diversos formatos de conteúdo, como vídeos, áudios e gifs para facilitar o entendimento e melhorar o engajamento do aluno com o material didático.

Agora conta pra gente, como vocês imaginam a escola do futuro? 🤔