SXSW — Inclusão em foco

Written by Bruna Lima: Estrategista de Marca e Nômade Digital. Trabalha com Branding e Marketing Digital desde 2016. Hoje, atua junto à uma rede de freelancers para prestar serviços de Branding, Social Media e Desenvolvimento de Websites.

Heeey pessoal! Tudo bem com vocês?

Diversas palestras do #SXSW levantaram questionamentos importantíssimos acerca da diversidade e da inclusão. O foco foi para a necessidade de políticas públicas e ações empresariais que incentivassem a inclusão de comunidades marginalizadas.

Programas de recrutamento que incentivam a contratação desses grupos “minoritários”, como o apresentado por Marvin Carr, do Walmart, podem ser uma das soluções possíveis para aumentar a inclusão nas empresas. Segundo ele, o emprego pode não resolver todas as adversidades e desafios da vida da pessoa, mas é um primeiro passo para envolvê-la na possibilidade de resolver o problema.

Créditos da imagem: Twitter Marvin Carr (@drmarvincarr) ; Marvin Carr

Em sua palestra, Marvin, um homem negro e gay, relatou que era fã dos Jetsons, um desenho futurista que continha apenas personagens brancos. Para ele, na época, isso significava que no futuro não existiriam pessoas negras. \o/

Nesse sentido, outro ponto de extrema importância para a real inclusão desses grupos é a representatividade.

Créditos da imagem: SXSW

No painel Queer Voices On and Off Screen, quatro cineastas discutiram como as vozes da comunidade LGBTQ devem ser representadas dentro e fora das telas.

Outra luta social que possui menos visibilidade aqui nas redes sociais, mas que também foi pauta no SXSW, é a luta a favor de medidas que garantem a acessibilidade das pessoas com deficiência.

Créditos da imagem: SXSW ; Da esquerda para a direita: Storm Smith, Alexis Kashar, Warren “Wawa” Snipe e Sherri Turpin.

Segundo Storm Smith, produtora de anúncios em áudio transcrição para surdos, o poder de consumo de pessoas com deficiências é de $8 trilhões de dólares, e só aumenta.

Essas pessoas possuem necessidades de consumo, assim como todos nós, e querem ser incluídas no processo de compra. Segundo Storm, “Não podemos deixar esse dinheiro na mesa.”.

Para a CEO da ZVRS, Sherri Turpin, a adoção de medidas inclusivas começa na alta diretoria da empresa, e convocou os CEO’s presentes a fazer mais por essas comunidades.

Créditos de imagem: Ståle Grut / NRKbeta ; Wajahat Ali

Segundo Wajahat Ali, escritor do Ney York Times, o que estamos presenciando hoje é a “(…)morte da supremacia branca. Agora precisamos de uma coalisão multicultural com vontade de intensificar essas mudanças.”

Uma coisa é fato: o futuro é inclusivo e diverso. Portanto, os profissionais de comunicação precisam estar de olho nesses debates para que não cometam erros que podem ser fatais para a imagem e reputação de uma marca.

→ Agora conta pra gente, sua empresa possui políticas de inclusão e diversidade sólidas? Quais medidas são adotadas para garantir a inclusão de grupos “minoritários”?

Fontes: Wunderman Thompson ; Gente — Rede Globo

#diversidade #inclusão #imagem #reputação